A terceira está a caminho…

Coreia do Norte + Irão +Iraque + Afeganistão (+ China + Rússia…) VS EUA (+ todos aqueles que têm medo de represálias futuras por parte desta super-potência).

Depois de duas guerras inexplicáveis com muitas mentiras à mistura, os EUA começam a ter motivos reais para se preocuparem. (sim, agora têm-nos mas foram por eles provocados, aquando da invasão e tomada de posse de dois paises que, por terem petróleo e servirem interesses geográficos, se viram obrigados, pela força, à submissão). E porquê?


Primeiro: O Irão. Um regime islâmico liderado por radicais religiosos, tem demonstrado alguma hostilidade, fazendo demonstrações de força, demonstrando uma total falta de responsabilidade civica e fazendo frente à directivas das Nações Unidas que têm tentando manter a calma e obrigar o país a recuar nas suas decisões. O regime de Teerão recusa sansões por parte da ONU e muito menos ordens do ocidente, liderado pelos EUA.

Segundo: A Coreia do Norte. O regime de Pyongyang, fez o primeiro teste nuclear, sem qualquer complexo, dando a entender que são soberanos no seu dominio e que as Nações Unidas nada têm a dizer. E mais… ameaçam todo o mundo dizendo que se forem alvo de sansões por parte dos EUA e ONU, isso será como uma declaração de Guerra.

Resumidamente, temos tiranos contra tiranos. Bush, que nem olhou para trás ao invadir o Iraque, agora vê-se forçado a recuar frente a duas potências nucleares que já mostraram a todo o mundo a sua “coragem” para usarem a força se necessário. O que podemos fazer? Neste momento nada pois o o mal já foi feito e já foram provocados os estragos que nos podem levar à 3ª Guerra Mundial. Se a diplomacia falhar, nenhuma manisfestação, nenhuma opinião terão valor. Apenas a força, porque, neste caso, o povo já não é quem mais ordena… aliás… há muito tempo que já nada pode fazer…

Por isso… é preciso dar valor à diplomacia e tirar do poder esses (falando pelo menos no mundo ocidental) para os quais as palavras já nada valem, cujo lema é “Use Your Fist & Not Your Mouth”. Temos o poder, pelo menos esse, de optar por aqueles que representam as nossas opiniões… falta-nos é a coragem, muitas vezes, para admitirmos realmente aquilo que pensamos. Pois, apesar de nos chamarem livres, pouca liberdade temos quando tu é feito na nossas costas…

Fomos habituados a esse medo e hoje em dia já ninguém pensa livremente. Somos constantemente condicionados por vários meios… Basta! Digam Basta! O Futuro a nós pertence… e se queremos ser livres nesse futuro… temos de tomar decisõesno presente…

2 thoughts on “A terceira está a caminho…

  1. Muito interessante o tema, e o texto.
    Só há um pormenor em que discordo contigo, e é sobre o Irão.

    No teu texto dizes: “O Irão. Um regime islâmico liderado por radicais religiosos, tem demonstrado alguma hostilidade, fazendo demonstrações de força, demonstrando uma total falta de responsabilidade civica e fazendo frente à directivas das Nações Unidas que têm tentando manter a calma e obrigar o país a recuar nas suas decisões. O regime de Teerão recusa sansões por parte da ONU e muito menos ordens do ocidente, liderado pelos EUA.”

    O Irão é sim um regime islâmico, ou como os ocidentais preferem chamar, uma teocracia. No entanto, não é de todo liderado por radicais. O senhor Ahmadinejad não tem um terço de extremismo do senhor Bush. Porque este sim é um radical extremista-cristão. Por outro lado, afirmas que o Irão tem demonstrado hostilidade. Mas onde é que ela está? Não serão os States e os seus seguidores (aka UN), os causadores dos disturbios e das hostilidades? Suponho claro, que te referias ao plano nuclear iraniano. Ahmadinejad afirma que este se destina a fins energéticos, i.e., pacificos. Sendo assim eu nao vejo problema. Afinal se países como a França que usam em grandes quantidades este tipo de energia, porque é que o Irão não há-de usar?

    Mais um pormenor e/ou curiosidade. Existem, no mundo, cinco potências nucleares declaradas: os EUA, a Rússia, França, Reino Unido e China. A estes, junta-se agora a Coreia.
    Destas, todas são assinantes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), excepto a Coreia do Norte, que abandou o Tratado. E mais, o Irão, esse tal “poço de maldade” como nos querem fazer crer, é assinante do TNP! Espantoso não é? Mas a melhor é esta… Existem mais três potências nucleares não declaradas: Paquistão, India e Israel. Destas, NENHUMA assinou o TNP! Então porquê intimidar o Irão e não estes três países? A ONU tem coisas destas. Pensem nisso.

    Para terminar queria dar-te os parabéns pelo excelente texto. Curti mesmo muito. E acabo com uma frase d’um gajo que um dia conheci:
    “Basta! Digam Basta! O Futuro a nós pertence… e se queremos ser livres nesse futuro… temos de tomar decisõesno presente…”
    😉

  2. Oracle diz:

    Olá Tiago e obrigado pelo trabalho de um texto tão grande neste tão insignificante blog,

    Bem vou passar a explicar-me melhor:

    Em relação ao extremismo Iraniano, não me refiro apenas ao seu primeiro ministro mas sim a todos os lideres religiosos (cuja designação agora me falta) que tanto têm influenciado o povo iraniano através de modelações distorcidas do Corão. Não digo que Bush seja menos radical. Todos sabemos que é e muito. Apenas tem a vantagem de ser Presidente da maior potência mundial e, logo, inimputável! Claro que concordo contigo, apenas penso que não me percebeste bem neste caso ou então que me expliquei mal…

    Quando à “hostilidade” não me referia ao “que eles podem vir a fazer” mas sim ao que eles já fizeram, pois logo que se falou em sansões ao Irão, puseram o exército a treinar, com todo o seu arsenal, fazendo “testes” como nunca antes numa demonstração de total indeferença às ameaças da ONU (sim… também concordo que a ONU está nas mãos dos norte americanos… e isso aconteceu pelo imenso passivo da instituição; os EUA ajudaram financeiramente e em contrapartida, teriam um maior poder de decisão dentro da instituição).

    Quato à tua curiosidade…
    Os EUA intimidarem israel? Eles são parceiros em tudo que é assunto!! É um escandâlo os apoios feitos de parte a parte…

    Quanto ao Paquistão e à India…
    São paises com acento à mais tempo na ONU; paises com mais experiência internacional; e… a Rússia e a China (que também não concordam com a supostamente futura invasão ou sansões ao Irão) também não apoiarião tal coisa…

    Afinal… começa-me a parecer que os não ocidentais têm mais juizo do que nós (isto pode parecer racista mas não é de modo algum, apenas uma forma de me expressar melhor :p).

    Mais uma vez obrigado!

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s