Chocolate: Droga ou Alimento?

Não será nem um nem outro! Penso que não se encaixa no verdadeiro conceito de alimento porque não é propriamente um dos alimentos mais satisfatórios quando estamos com fome. Poderá ser capaz de provocar alguma sensação de saciedade, mas não por muito tempo.

Ouvimos constantemente pessoas a confessar o seu vício pelo chocolate e a relatar verdadeiros salvamentos que este lhes proporciona!

Devemos estar conscientes do consumo excessivo de chocolate praticado por algumas pessoas, sobretudo em momentos depressivos. De facto, são conhecidos os efeitos fisiológicos deste “amigo de todas as horas” que consola e apoia nos momentos mais complicados. Estão provadas as semelhanças entre o chocolate e a canabis; tal como ela, também o chocolate suscita momentos de maior sensibilidade e euforia, activando (no cérebro) certos receptores canabinoides!

Uma substância à partida inofensiva mas que tem mantido o seu estatuto bem elevado ao longo dos tempos.

Só muito recentemente alguns cientistas começaram a por em causa o efeito dessa divina substância no organismo; chegam mesmo a usar a designação “chocoholism” para expressar a incapacidade de renunciar ao chocolate. Muitas pessoas comem e abusam do chocolate em segredo, da mesma forma que outros abusam no consumo de álcool e outras drogas. As suas características orosensoriais, como o sabor, o cheiro e a textura, são a principal explicação para esses consumos vorazes de chocolate.

Além disso, a temperatura a que o chocolate funde é aproximadamente 37º C, a mesma do nosso corpo; por isso é que quando o metemos na boca ele derrete lentamente, provocando uma enorme sensação de prazer!

Por tudo isto, o chocolate é tomado como o “medicamento” mais disponível, mais barato e saboroso, capaz de nos apagar sentimentos menos bons.

Para mim o chocolate não é um vício, nem é uma droga no verdadeiro sentido da palavra. É simplesmente um prazer


Texto escrito por Diana Moreira, a minha mais que tudo😛
E vocês? o que acham? Deixem os vossos comentários…

3 thoughts on “Chocolate: Droga ou Alimento?

  1. ***butterfly*** diz:

    Este texto foi escrito no âmbito da disciplina de Alimentação e Nutrição Humana, do curso de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto.
    Depois de vermos o filme “Chocolate” (que aconselho vivamente!) foi-nos sugerido que fizessemos um comentário a essa pergunta…
    Muito interessante…
    Espero que gostem!

  2. Ania Pinheiro diz:

    Ai miga isso foi tao profundo.. Ate parece que me roubas te algumas ideias… Nao percebo porque será…Ah e outra coisa que te faltou o que derrete a temperatuta corporal é a manteiga de cacau… e de facto isso e o que torna o chocolate UM DOS MAIORES e MELHORES PRAZERES do mundo!!!

  3. Eu adoro chocolate…é uma verdadeira tentação! Se me dá vontade de comer chocolate não consigo resistir…tenho que comer!! Ainda bem que esse impulso não me dá assim tantas vezes…senão por esta altura já tinha diabetes!! Ás vezes exagero, nas quantidades que como mas, não sei se considero o chocolate um vício..se assim for…então tenho muitos vícios…e posso dizer que um deles é ser viciada em chocolate!!

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s