Percebendo os Cães…

Uma empresa israelita criou um sistema de segurança para garantir que fugitivos ou invasores pensem que os latidos de cães de guarda podem realmente ser piores do que uma mordida. Ao aproveitar a tecnologia que interpreta latidos – para saber se um animal está a responder a uma ameaça e não a latir normalmente — a empresa procura substituir ou melhorar caros sistemas electrónicos de monitorização. «Existe uma utilização muito pequena das capacidades de alerta inicial dos cães de guarda», disse o fabricante Bio-Sense Technologies, com sede na cidade israelita de Petah Tikva, no seu site oficial.

A empresa — que diz que os cães têm visão nocturna melhor do que a dos humanos, além de olfacto e audição bastante superiores — usou computadores para analisar 350 latidos e descobriu que cães de todas as raças latiam o mesmo alarme quando sentiam haver alguma ameaça.

Se os cães percebem um invasor ou uma tentativa de passar pela segurança, dezenas de sensores ao redor das instalações recebem o “latido de alarme” e avisam operadores humanos na sala de controlo.

Chamado de “Doguard“, o sistema Dog Bio Security funciona na prisão de alta segurança de Eshel e em bases militares israelitas, além de reservatórios de água, quintas, garagens e colonatos judeus na Cisjordânia ocupada.

A prisão de Eshel instalou o sistema no ano passado para melhorar a rede de cercas electrónicas e guardas humanos que já existia, disse agente de segurança Bazov Moris à agência Reuters.

Agora, Rex, um Staffordshire Terrier norte-americano, Emmy, uma Caanan branca, e outros 27 cães que protegem a prisão são acompanhados por sensores para alertar aos guardas sobre qualquer tentativa de fuga da prisão, que abriga cerca de 3 mil internos, incluindo israelitas e palestinianos. Não houve tentativas de fuga desde que o sistema foi instalado.

in exameinformatica.clix.pt 

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s