Os Melhores de 2006

jà passou muito tempo desde que 2006 acabou e está na altura de colocar aqui quais os melhores filmes de 2006 (que estrearam em Portugal em 2006!) na minha prespectiva. Portanto aqui vai:

1 – Kiss Kiss Bang Bang

Kiss Kiss Bang Bang

Foi, para mim, o filme mais divertido, original e cativante do ano. As performances de Robert Downey Jr. e Val Kilmer são fabulosas e a realização de Shane Black é potentosa. É um filme dificil de catalogar, mas todas a suas vertentes são muito bem exploradas.

2 – Little Miss Sunshine

Little Miss Sunshine

A carrinha dos sonhos amarelos leva-nos por uma viagem sobre desilusões, sonhos que caem por terra… mas ao mesmo tempo um novo inicio de uma nova vida. Sem efeitos especiais, sem reviravoltas espetaculares… sem nada daquelas coisas que fazem um blockbuster. Mas é lindo, inspirador, genial. Excelente para rir, descontrair e pensar…

3 – Borat

borat-430.jpg

Uma revolução na comédia, Sasha Baron Cohen arrisca muito neste filme, que acaba por tornar-se num épico da comédia. Arrojado, insultuoso, carismático. Borat é diferente de tudo, mas é superior a quase tudo.

4 – Children of Men

children-of-men-0.jpg

O fim da raça humana é algo que pouco tinhamos explorado até Children of Men. Clive Owen dá vida a um revoltoso que tenta a todo o custo manter viva a única esperança da nossa raça, enquanto todos os outros humanos lutam por mais e mais poder. Uma mensagem para hoje, passada no futuro.

5 – The Departed

departed-2.jpg

Martin Scorsese deixou-nos mais uma obra prima. Apesar de a criticias não terem sido tão favoraveis quanto isso, The Departed é quase irrepreensivel. Apesar de na minha critica ter apontado o dedo à história, depois de ter pensado mais um pouco, cheguei à conclusão de que o filme é excelente em todos os aspectos.

6 – V For Vendetta

vendetta.jpg

O super-heroi dos tempos modernos. Um olhar arrojado, adaptado da BD, de um super-heroi, que recorre ao terrorismo para manter a justiça. Até que ponto o terrorismo é aceitável? Até que ponto podemos nós lutar pela nossa liberdade. Um filme moralista e simbólico que nos faz pensar em muita… muita coisa.

7 – A History of Violence

history.jpg

David Cronenberg trouxe-nos mais uma excelente história. Depois do fantástico (na minha opinião) eXistenZ, volta com uma história sobre a mente humana. Todos temos algo que tentamos esconder e por mais que tentemos esconder essa verdade, até de nós próprios, ela virá sempre ao de cima.

8 – Lucky Number Slevin

slevin6.jpg

Para mim, o melhor end twist do ano. Para além do excelente elenco e da realização Paul McGuigan, a história calculista de ódio e vingança não deixam ninguém indiferente. Josh Hartnett num dos melhores papeis da sua carreira. Critica brevemente aqui no blog.

9 – Match Point

Woody Allen reinventou-se a si próprio criando um filme completamente diferente aquilo que estávamos habituados em si. Uma história de crime e amor, com um significado esmagador e que não deixa, certamente, dúvidas quanto á versatilidade do realizador.

10 – Paradise Now

Para mim o melhor filme de lingua estrangeira do ano. Paradise Now é cru. Fala-nos de dois jovens recrutados para um atentado suicida em Israel. Inteligente no seu drama, Paradise Now merece ser visto.

10 thoughts on “Os Melhores de 2006

  1. O syriana ainda estive a pensar colocá-lo no lugar do paradisw now é verdade! que coincidencia lol. Apenas optei pelo Paradise Now porque me tocou mais. Mas sem dúvida que o syriana foi subvalorizado pela critica…

    o Good night and good luck ainda não vi:\ mas está para breve!

    Obrigado pelo comentário e volta sempre!

  2. paulo alexandre diz:

    opa… pena nao teres visto o scoop talvez entrasse no teu top.. mais um filme british de woody allen.. no geral concordo com a tua lista.. ainda n tive oportunidad de ver alguns… hoje talvez veja children of man.. mas pa.. tb axo k falta ai o inside man.. e o piratas 2.. pelo nosso querido j. depp😛

  3. ***butterfly*** diz:

    hmm…não acho k o “kiss kiss bang bang” mereça o 1º lugar! não achei nada d especial…
    mas acho k falta o “black dhalia” para essa lista ficar completa!
    bj!!***

  4. Adorei o n.º 8 e 9.

    Em relação ao Borat. Julgo que um n.º 3 será demasiado. Concordo com o Humor diferente, mas a história deixa muito a desejar.

  5. Lsf diz:

    Little Miss Sunshine
    V for Vendetta
    A history of violence

    também ‘tão na minha lista
    Como já muitos disseram o Kiss Kiss BAng Bang não me agradou assim tanto, mas é giro

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s