Batman Begins

Desde há muito tempo que nutro uma grande paixão pelos filmes do Cavaleiro Negro. Batman e Batman Returns, ambos de Tim Burton, fazem parte dos filmes que relembro com grande apreço, sendo, para mim, as melhores adaptações de um super herói… até agora. Christopher Nolan decidiu tomar as rédeas do homem morcego e adaptá-lo aos novos tempos, nunca deixando de lado a essência do super herói mas, ao mesmo tempo, dando mais notoriedade ao homem por detrás da máscara.

Depois de em Batman Forever e Batman & Robin, Joel Schumacher ter quase destruído a mística e potencialidades da personagem, este novo Batman Begins surge como uma forma de revitalizar a personagem e dar-lhe novos horizontes. Em vez de continuar a história, Nolan começa do início, dando-nos a conhecer como Bruce Wayne se tornou Batman. A história do homem, pondo a personagem para segundo plano, a que a raiva, o ódio e a sede de vingança deram motivações para se tornar num justiceiro.

batman.jpg

Em Batman Begins assistimos ao começo de tudo. Depois de presenciar à morte dos seus pais, Bruce Wayne (Christian Bale) torna-se num criminoso. Preso algures na Ásia, tentando fugir de tudo que o aterrorizava, Bruce é encontrado por um membro de uma ceita de homens que desejam erradicar todo o mal que existe na Terra. Treinado e preparado para se tornar um deles, Bruce apercebe-se de que eles não são tão justos quanto parecem e decide fugir. Quando chega a Gotham novamente, vê uma cidade suja e corrompida, onde o crime e os interesses governam. Tornando-se naquilo para que fora treinado, Bruce, com a ajuda de Fox (Morgan Freeman) e do seu mordomo Alfred (Michael Caine), começa a desenvolver a sua personagem e adapta para seu símbolo, aquele que era o seu maior medo: o morcego. Mas os seus problemas ainda não acabaram…

O elenco de Batman Begins é, sem dúvida, o mais bem conseguido até à data. Bale é para mim, o melhor Batman de sempre. O carinho que tinha por Michael Keaton, passou para segundo plano depois desta assombrosa prestação de Christian Bale. A maneira como lida com a separação entre Bruce/Batman é de digna dos melhores… e Bale é, definitivamente, um dos melhores! Michael Caine também fica muito bem no retrato. Mais pessoal e vigoros do que o fora Michael Cough, Caine assume-se como amigo mais próximo de Batman. Depois ainda temos o Liam Neeson como Ducard, espectacular… Morgan Freeman, como sempre nos habituou, brilhante! Katie Holmes, Gary Oldman… enfim… foi um mimo!

Christopher Nolan por sua vez, fez tudo que lhe era pedido e ainda mais. Foi por ele e por Bale que decidi ver este Batman, pois estava muito bem no meu cantinho ainda sonhando com os 2 primeiros, mas ainda bem que o fiz. Nolan torna Batman num homem real, dá-lhe vitalidade, objectivo e muito mais carisma do que tínhamos sido habituados por Schumacher. Nolan, Bale e Caine parecem feitos uns para os outros. Batman Begins, The Prestige… dois grandes filmes com grandes prestações a todos os níveis de ambos. Quero mais!

Espero ansiosamente por 2008 e pelo Dark Knight. Decididamente, Batman está de volta à acção.

Nota:

8 thoughts on “Batman Begins

  1. Rui Lopes diz:

    Hei hei mas o que é isto? Não tenho nada para fazer? Eu sou é um bastião da cultura e da língua portuguesa meu caro P.R!

  2. Simplesmente o melhor Batman!!!
    Pra mim o melhor éra o Batman d 1989 (Batman o filme), o segundo não curti muito, o terceiro foi melhorsinho q o segundo, até q o quarto desmanchou com o heroi!
    Mas ai Nolan, salvou Batman. E nós tbém!
    To aguardando o próximo (Cavaleiro das Trevas , e o saudoso Curinga d volta ,,,hahahahahahaha)

  3. […] knight, joker trackback A campanha viral de promoção a The Dark Knight (a sequela do aclamado Batman Begins) tem sido algo, digamos, criativa. Sites paralelos, campanhas imaginárias e até um jornal… […]

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s