Um olhar sobre Gmail & Talk

A variedade de serviços de e-mail e mensagens instantâneas é tão grande e tão diversificada que é necessário optarmos pelo melhor serviço.Este texto é, obviamente, uma opinião pessoal mas, ao mesmo, tempo uma chamada de atenção para todos aqueles que desejam melhorar o acesso ao e-mail, trocar mensagens instantâneas e toda uma panóplia de questões que se nos deparam no dia-a-dia ao navegarmos na Web.

gmail.JPG

Como já perceberam pelo título, o Gmail e o Talk são os serviços que eu elejo como os mais fiáveis, fáceis e utilizar e com o maior número de funcionalidades que realmente interessam.

GMAIL

O Gmail, acrónimo de Google Mail é actualmente o melhor serviço de e-mail existente na internet. Fácil de utilizar, extremamente rápido, com grande capacidade armazenamento e com um interface amigável, sem as normais “esquisitices” do serviço líder (o Hotmail).


A nível de Spam o Gmail é exímio. Desde que uso, apenas recebi na caixa de entrada, 1 mensagem de spam. No entanto, a caixa de Spam já apanhou mais de 800 mails mal intencionados.
Quanto à funcionalidade, o Gmail é praticamente perfeito. Com as funcionalidades apoiadas na tecnologia AJAX, o serviço torna-se extremamente rápido e simples. Ainda mais, é possível conversar, em tempo real, com outros utilizadores do serviço, como se de um serviço de mensagens instantâneas se tratasse. Útil e eficaz. A capacidade são mais de 2,5 GB, e a crescer. Ou seja, nunca terão de apagar um e-mail.
E perguntam vocês? Não apago e-mails, e depois como é que me organizo? Pois bem, o Gmail permite atribuir categorias às mensagens, de forma a encontrá-las por tema. Ou então podem fazer uma procura por palavras-chave.

Resumindo, só vantagens!

TALK

O Google Talk é um serviço de mensagens instantâneas, do género do MSN, mas melhor.

Sem ser muito bonito, é simples e agradável. Eficácia não lhe falta e a interacção com o Gmail é muito importante. Podemos conversar com o pessoal que não usa Talk mas Gmail, ou seja, nós no programa e outra pessoa através do site Gmail. Depois existem compatibilidades com outros programas semelhantes, embora o MSN esteja de fora, pois usam protocolos diferentes.

A maior vantagem é ser bem mais rápido e menos gastador de memória do que o MSN.
Experimentem!

http://www.google.com/gmail
http://www.google.com/talk

11 thoughts on “Um olhar sobre Gmail & Talk

  1. Manuel Alcides diz:

    O Gmail é bom, mas não são “só vantagens”! Por exemplo, o agrupamento de mails pode ser uma boa coisa, mas se o utilizador pretender eliminar uma mensagem de email que está agrupada não o pode fazer! O que é ridículo!
    Podia existir uma opção para eliminar uma mensagem de email agrupada (mantendo-se o restante email) porque actualmente no Gmail eliminar um email, significa eliminar muitos emails, se estes estiverem agrupados!

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s