Dash torna tudo mais simples

Quem utiliza o computador regularmente sabe o quão necessários são os atalhos para as aplicações mais utilizadas. No entanto, há aplicações que temos instaladas no nosso computador das quais não fazemos tanto uso e até que, mesmo utilizando-as regularmente, não dispomos atalhos para elas. Outra coisa que todos nós sabemos é que, quanto mais icones temos no ambiente de trabalho, mais confuso e irritante este se torna.

Os utilizadores de computadores da Apple sabem que uma aplicação como o Quicksilver é fundamental: permite-nos aceder a qualquer aplicação através de poucas combinações no teclado; e o mais importante é que não temos de decorar dezenas de atalhos por teclas.

Pois bem, o Windows está a chegar a este patamar através de pequenos utilitários que nos permitem fazer tudo isto. Imaginem que querem abrir o Firefox… basta teclar as teclas de acesso ao programa e digitar “firefox” (ou então apenas “f” ou “fi” e temos logo a aplicação disponível. Se com um browser isto pode não parecer muito benéfico pois provavelmente temos um icone, experimentem abrir o Word; se não tiverem atalho, basta digitar “word“. Se quiserem adicionar um ficheiro ou aplicação ao directório apenas têm de escrever “add“. Mais simples não poderia ser!

Talvez a minha explicação não seja das melhores, por isso, deixo-vos a seguir um vídeo da excelente aplicação que é o Dash Command, talvez o melhor utilitário com estas capacidades para Windows: adicionar atalhos, interacção com motores de busca, enviar e-mails ou ouvir música à distância de de poucas teclas. E o melhor ainda é que, em stand by, ocupada apenas 3 MB de memória


Podem fazer o download do trial em www.trydash.com. Podem experimentar a potencialidade e depois adquirirem a versão completa por $20.

Outras aplicações do género que já experimentei:

Launchy – Embora ocupe mais memória, tem menos potencialidades. Não interage com motores de busca e “apenas” lança aplicações ou ficheiros. (Grátis e Open Source).

Skylight – Poderoso embora pesado, interage com vários motores de busca mas não permite adicionar atalhos personalizados. (Grátis).

4 thoughts on “Dash torna tudo mais simples

  1. Very maclike.

    O gajo deve ter praí 4Gb de memória, e um Quad lol

    tou no gozo. ta mt fixe!

  2. nohone diz:

    ups, afinal é a pagar lol😛

  3. Por acaso ocupa apenas 3 mb em standby e 5 mb em utilização! É ultraleve!

    Abraço Tiago!

  4. luis diz:

    ora mai nada…já votaste?

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s