Next

Lembram-se de Deja Vu? Pois bem, os senhores que se lembraram de fazer este Next provavelmente também gostaram do filme de Tony Scott. Next é uma espécie de Deja Vu, mas em vez de usarem uma super máquina que permite viagens temporais, neste temos um homem capaz de viver tudo 2 minutos à frente, conseguindo assim evitar situações menos inesperadas. Isto pode parecer sarcástico, e até o é em certo ponto, mas este Next apesar de pouco esclarecido até consegue proporcionar algum entretenimento e momentos de alguma adrenalina.

Sem o brio de Deja Vu, principalmente no que toca às cenas de acção, pois parece que estamos a ver um jogo de computador, ou não fossem os efeitos especiais saídos da mesma empresa que produziu 300. O problema é que os objectivos são um bocadito diferentes. Deixando essa parte mais técnica de parte, o filme em si também não é nada de mais: história complexa mas sem fundamento ou explicação, situações algo previsíveis (e as que não o são, não se compreendem). Ok ok eu paro de lhe apontar defeitos. A verdade é que, mesmo assim, o filme puxa por nós no sentido em que imprime velocidade na narrativa e na acção, o que nos deixa algum expectantes. Pena não concretizar…

next.jpg

A história apresenta-nos Chris Johnson aka Frank Cadillac (Nicholas Cage), um mágico que trabalha num pequeno clube na baixa de Las Vegas. Mas Chris não é um mágico normal. Ele é mesmo mágico! Quando todos os outros fingem algo, ele faz mesmo. Dotado de um dom muito especial desde criança, habilitando-o a ver o futuro 2 minutos à sua frente, ele é procurado por uma agente do FBI, Callie Ferris (Juliane Moore) para ajudar na busca de uma bomba nuclear. Mas Chris não consegue ver para além de 2 minutos, a não ser uma mulher, Liz Cooper (Jessica Biel), com a qual vive obcecado. Chris tem agora de tentar ajudar o FBI, enquanto os terroristas o tentam apanhar, usando Liz para o conseguir.

Chris, interpretado (bem mas não no seu melhor) por Nicholas Cage, é uma espécie de super-herói… faz o que lhe apetece sem que nunca seja apanhado porque sabe perfeitamente o que vai acontecer. Até aqui tudo bem (?!) mas uma explicação para este facto também seria interessante. Outra coisa que também não me convenceu muito, foram as esquisitas manobras por parte do FBI devido à capacidade de Chris… algo pouco trabalhado e pouco convincente. E o final é algo… desastroso! Embora surpreenda, entra em conflito com tudo o resto. Ou então sou eu que estou a ver e perceber mal…

Onde o filme ganha créditos é nas sequências de acção que, embora com péssimos efeitos especiais, duram bastante tempo e me conseguiram prender ao ecrã dada a adrenalina que dali brota. Outro ponto forte de Next é o elenco: sempre gostei de Nicholas Cage (não, ainda não vi Ghost Rider) e aqui ele prova, mais uma vez, que é um bom actor e que tem muito potencial, só precisa de ser mais dedicado por vezes e de se deixar de filmes “assim-assim”! A bela(íssima) Jessica Biel desempenha bastante bem o seu papel proporcionando os momentos mais emocionados do filme de modo bastante convincente. Juliane Moore está, como sempre, muito bem embora não tenha tido de se aplicar muito para esta personagem. Ao realizador Lee Tamahori não tenho nada a dizer… nem esteve mal mas também não tem nada pelo qual deva ser louvado.

Vejam Next nem que seja pelo entretenimento quase garantido mas não levem as expectativas muito altas (depois de terem lido o texto não devem estar com muitas, mas decidam por vocês próprios). Se gostaram de Deja Vu, este talvez seja um bom filme para vocês mas preparem-se para incoerências, desajustes e manhosices q.b.. Um livro de Philip K. Dick merecia uma melhor adaptação.

Nota:

2 thoughts on “Next

  1. djamb diz:

    Gostei mto do conceito de Deja Vu, quem sabe se Next o consegue exceder?

  2. Erika diz:

    Vi o Next e concordo ctg. Proporciona bom enterteninmento, dá pra passar o tempo, se quiseres empatar tempo por algum motivo. De resto…deixa um pouco a desejar, houve mta coisa que achei incorente no filme, outras que não percebi de todo e o final: oh meu deus. Não gostei mt… deu pra entreter. beijinho

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s