Rescue Dawn

Numa altura em que os grandes filmes começam a aparecer, vencem aqueles que não só são os melhores mas também aqueles que têm uma maior divulgação. Mas, como nem sempre isso é sinónimo de melhor qualidade, há sempre projectos de grande calibre que passam mais despercebidos. É o caso deste fantástico Rescue Dawn.

Espírito Indomável, em português, é algo que deve ser apreciado por toda a sua essência e pelo seu significado. Um filme sobre desfalecimento e renascimento, aprisionamento e liberdade. Leva-nos a visitar as entranhas mais profundas da existência humana, fazendo-nos recordar o lado animalesco que nunca nos deixa.

rescue.jpg

Escrito e realizado por Werner Herzog, Rescue Dawn conta-nos a história verídica de um soldado da força aérea dos Estados Unidos, Dieter Dengler (Christian Bale), que é feito prisioneiro quando a sua missão corre mal durante um ataque a Laos. No campo onde é mantido preso encontra um grupo de outros prisioneiros com os quais começam a engendrar a fuga. Dieter sempre indomável, sem medo ou receio, enfrenta cada dia com cada vez mais força e vontade mesmo com todos os entraves que lhe são colocados.

É difícil de recomendar um filme como Rescue Dawn às massas. É demasiado primitivo, demasiado seco, demasiado simples. Mas é isso que, talvez, faz dele um grande filme. A maneira como a natureza humana é retratada é simplesmente genial e chega a ter momentos de pura genialidade que nos fazem tremer cada membro do corpo. Cenas que pela sua brutalidade, tanto física ou emocional, nos fazem ter espasmos e largar qualquer pipoca que se prepare para ser comida. É mesmo assim: é duro, forte. Mas inspirador…

Werner Herzog é praticamente perfeito. Toda a envolvência que cria filmando a selva Laosiana, as cenas de amarga solidão ou mesmo aqueles bocadinhos de emoção retraída… fazem-nos chorar por mais. Christian Bale fez-me lembrar a prestação de El Maquinista, em toda a sua demência e descontrolo. Não tão bom mas não muito longe.

Se forem ver, vão preparados para sentir e para algo diferente mas, também, para algo brilhante.

Nota:

Com as etiquetas

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s