The Curious Case of Benjamin Button

Antes de começar a escrever seja o que for sobre este filme, tenho de confessar uma coisa: acho que, inconscientemente, fui atrasando este texto porque simplesmente não me achava capaz de escrever algo ao nível do que tinha acabado de ver. Não é que isso tenha mudado, porque não mudou, mas também me apercebi de que este blog é pessoal e, assim sendo, é “meu” e tem aqui o que é “meu”. Logo, bom ou mau, aqui vai:

benjaminbutton-poster

The Curious Case of Benjamin Button é, na minha opinião, um épico. Não um épico com dimensões inter-planetárias, nem passado na idade média. Um épico sobre a vida, vida essa com múltiplas vivências e diferentes percepções. Uma vida repleta de momentos que a representam e identificam para lá do seu “existir”. Falar apenas sobre o tema de um filme é diminuidor para o próprio, mas tenho de dizer, antes sequer de falar sobre quaisquer detalhes mais técnicos, que a história em que o filme se baseia, é maior do que si mesma.

Todo este floreado é completamente inútil e talvez demasiado “bonito” para quem não viu o filme. Benjamin Button é um filme para ser visto e nunca contado. Fincher recria a história original de forma apaixonado, nunca deixando os pormenores serem esquecidos e preenchendo o filme com a sua imagem de marca: a surpresa, o encanto, o humor negro. Nunca tínhamos visto Fincher num registo tão romancista, nem nunca pensei que se saísse tão bem. Não só o conseguiu de forma magistral, como apresenta aqui a maior e melhor obra da sua luxuosa carreira.

Brad Pitt, que interpreta o personagem principal, faz aqui o papel de uma carreira e, já todos sabemos, Fincher é exímio em fazer brotar o melhor que há nele. Cate Blanchett, o camaleão, não surpreende… simplesmente porque é certo e sabido que faz, seja o que for, de forma superior.

The Curious Case of Benjamin Button, apesar das suas três horas, é um filme que sabe a pouco. Pagaria bem mais pelo bilhete de cinema se o filme fosse eterno, pois acreditem que não sairia daquela sala. Mas, tendo um fim na tela, terá sempre continuidade na minha imaginação.

(Para aqueles que acharam isto um bocado inócuo e desprovido de sentido, aconselho que leiam as citações seguintes, de duas críticas que dizem (quase) tudo o que gostaria de dizer sobre o filme. Vejam os textos completos, clicando nos links.)

“Ou pelo menos chegaria se eu estivesse a fazer uma ‘crítica’ dita convencional. Falar deste filme é um caso bicudo. E ainda mais bicudo fica se o pretendermos fazer através de um texto que se quer objectivo. Há tanto de humano neste pedaço de cinema que seria um crime não nos deixarmos envolver na sua magia em troca de uma objectividade que tem tanto de insípida como de injusta.” (Cineblog)

“Todo o filme parece um quadro. Fotografia, guarda-roupa, direcção artística, e montagem irrepreensíveis, conferem à obra um estilo singular, transversal a todos os elementos presentes. De Brad Pitt, vemos uma interpretação como nunca havíamos visto. A certa altura, alguém aludiu na audiência Agora é ele. É sempre ele. Já o poeta dizia O mundo exterior é como um actor no palco: Está lá, mas é outra coisa. E, se há coisa que Brad Pitt não é em Benjamin Button, é Brad Pitt. Cate Blanchett nunca é Cate Blanchett. Já David Fincher é David Fincher. Um realizador em constante renovação, que não se cansa de presentear-nos com obras que entram de uma assentada para a nossa filmografia ideal.” (Deuxieme)

rating_05rating_05rating_05rating_05rating_05

Com as etiquetas

2 thoughts on “The Curious Case of Benjamin Button

  1. G diz:

    Fui ver o filme no fim de semana passado e… gostei muito!

    Não admira o numero de nomeações!

    E as quase 3 horas de filme passam num ápice, sempre desejosos de conhecer o final da ‘história’.

    Recomendo!

    Abraço!

  2. Exactamente. São 3 horas que passam mesmo muito rápido e, quando acaba, só queremos que haja mais e mais.

    Abraço

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s