Oscars 2009 – Previsões

Provavelmente já o faço muito tardiamente, mas ainda assim achei por bem escrever aqui um pouco sobre as minhas expectativas em relação à cerimónia de entrega dos Oscars de amanhã.

Se por um lado não posso opinar do posto de vista pessoal sobre alguns filmes (porque não os vi!), tenho fortes convicções sobre quem irá levar algumas das mais importantes estatuetas da noite. Muitas dessas ditas convicções não vão de encontro ao meu gosto pessoal, mas há espaço suficiente para falar sobre ambas as perspectivas. 

screenshot_-2

Se Slumdog Millionaire é praticamente o óbvio vencedor, em termos de gosto pessoal, estou bastante inclinado para dizer que The Curious Case of Benjamin Button é o melhor filme a concurso. Achei bastante mais arriscado, mais “cinema” (naquele seu aspecto de entretenimento, de ilusão, de fantasia). Talvez a forma como abordaram o filme (uma narrativa na primeira pessoa, lida através de um diário) não tenha sido a melhor, mas pondo esse pequeno pormenor de lado, tenho-o como um dos maiores hinos à arte de fazer cinema do ano.

Assim, e como consequência, diria que Danny Boyle realiza o seu filme com mais intensidade, mais preocupado com a perfeição de realização e não tanto com os outros aspectos que em Benjamin Button damos relevo. Mas neste não deve haver muitas dúvidas…

Digo que Sean Penn irá vencer porque, pelo que tenho lido, Mikey Rourke, apesar de fantástico, não se enquadra no perfil de Hollywood. Será que a Academia irá ter isso em conta ou deixará os tabus de lado e irá premiar aquele que dizem ser a mais tocante prestação do ano? (ainda não vi Milk nem The Wrestler)

Quanto a Kate Winslet, apesar de ainda não ter visto o filme, penso que já fez bastante para merecer a estatueta dourada. Claro que apenas por isso não é um motivo válido para levar o prémio este ano, mas também dizem por aí que está imparável. (não, também não vi The Reader)

Heath Ledger… como dizem pelo Rotten Tomatoes: “Duh. A no-brainer.”

Quanto a Penélope Cruz, a escolha parece ser unânime por todo o lado. Ainda não tive oportunidade para escrever sobre Vicky Cristina Barcelona, mas a sua Elena é de facto notável.

Milk deverá receber melhor argumento original. Há quem tenha dúvidas e ponha Wall-E no lugar de vencedor. Eu sou mais deste último grupo e penso que deveriam ter a humildade de lhe atribuir este galardão.

Mais uma vez Slumdog… melhor adaptação é o prémio que ninguém se atreverá a tirar-lhe.

Nos prémios secundários a especulação é bastante, mas como percebo tanto de fotografia, cinematografia e todas essas coisas, prefiro nem sequer intervir. 

E vocês, em quem é que apostam?

Com as etiquetas

2 thoughts on “Oscars 2009 – Previsões

  1. paulo von doellinger diz:

    bem, pelos vistos o slumdog foi o grande vencedor desta edição das estatuetas douradas. já era um filme que me nutria uma grande curiosidade mas depois da sua vitória e da tua excelente crítica, mal posso esperar para o ver. fico também contente pelo óscar para o Heath Ledger. mais do que um prémio merecido, foi sem dúvida uma homenagem a um actor em ascensão que nos brindou com o seu fantástico papel em “the dark knight”!

    • Vale bem a pena ver o Slumdog! Aliás, deveria ser obrigatório! Mas a minha paixão é mesmo Benjamin Button e fico triste por ter sido quase de mãos a abanar.

      Quanto ao Heath… se ele ainda cá estivesse, nem imagino o sucesso que teria na sua carreira!

      Abraço Paulo

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s