The Departed – Entre Inimigos

Fui ontem ver The Departed, o mais recente filme de Martin Scorsese.

Levava comigo as expectativas bem altas depois do que já tinha lido e ouvido mas fiquei algo desapontado. Não me crucifiquem por isto mas passo já de seguida a explicar.

The Departed

A realização é perfeita; a montagem é perfeita; a banda sonora é excelente; a história… essa já está algo gasta. Apesar de não se poder julgar o filme apenas por isso, a mim importa e de que maneira. Filmes sobre Gansters já não me cativam muito e é um género bastante explorado, mas embora o filme tenha sido “encomendado” e não escrito por Scorsese, o realizador tomou o argumento como seu e criou um excelente “policial-thiller” onde a diferença entre os bons e os maus da fita é muito ténue.

No filme, Jack Nicholson, que mais uma vez justificou o posto de um dos melhores actores de cinema, (é Frank Castello) o líder de um “gang” duro e implacável que tem ligações a outros gangs mas também à policia. Do lado dos bons, Leonardo DiCaprio, num dos seus melhores papeis, está cada vez melhor, (Billy Castigan) e Matt Damon (Collin Sullivan) tentam a todo o custo apanhar Castello pelo roubo de chips para misseis. Quem é infiltrado? Quem é policia? Quem é bom ou mau? O bombástico final leva-nos de volta ao inicio, onde a frase “When I was your age they used to say you could become cops or criminals. What I’m saying to you is this… When your facing a loaded gun, what’s the difference? ” nunca fez tanto sentido…

Na minha opinião só não é genial pelo argumento já algo batido, mas é sem dúvida a ter em conta e para recordar como um dos melhores do ano. Scorsese é um mestre! E, já agora, com uma banda sonora de Howard Shore, nada podia ter ser feito de melhor maneira.

Nota:

IMDB >> http://www.imdb.com/title/tt0407887/
Trailler >> http://www.apple.com/trailers/wb/thedeparted

11 thoughts on “The Departed – Entre Inimigos

  1. eu diz:

    o filme é uma bodega!!!

Queres falar agora?