The Simpsons Movie

18 anos passados do início de uma das maiores séries animadas de todos os tempos, eis que chega ao grande ecrã a versão cinematográfica de The Simpsons. Simples e correctamente apenas apelidado de The Simpsons Movie, este é com certeza um dos filmes, animados ou não, mais esperados de todos os tempos. O resultado não é tão genial quanto se poderia esperar mas, ainda assim, é um bom reviver de todos os bons momentos que passamos em frente à televisão.

É difícil dar uma opinião construtiva sobre algo do qual somos fãs há muitos anos, no entanto é fácil esperarmos algo de qualidade superior. The Simpsons Movie é, de facto, de qualidade superior mas peca em alguns poucos aspectos. Sendo uma versão para as massas, o filme envereda por caminhos mais óbvios, fazendo uso excessivo de um tipo de humor não tão rebuscado e inteligente. Dos pontos positivos falamos já a seguir…

simpsonsmovie.jpg

A história, como seria óbvio e antecipável, conta com as trapalhadas de Homer. Com um rio de Springfield a ficar cada vez mais poluído, Lisa tenta que a cidade aceite vedá-lo e tenta fazer com que fique mais limpo. Mas como nada poderia ficar bem tão cedo, Homer decide deixar um monte de esterco do seu novo porco de estimação, dentro do rio. Como consequência, a EPA enclausura a cidade dentro de uma bolha gigante. Com Marge, Bart e Lisa desiludidos consigo e com toda a cidade a querer matá-lo, Homer decide fugir com a família. Mas o amor de todos eles por Springfield é demasiado grande e terão de ajudar a cidade a ficar bem novamente.

The Simpsons Movie é engraçado, muito engraçado. Mesmo com a abundância de piadas mais “mainstream”, há momentos que nos fazem chorar por mais. A alusão a Titanic e aos filmes de zombies, bem como a momentos dignos do próprio Michael Bay, sem deixar de lado os políticos(-actor) norte-americanos e os ambientalistas… E ainda Bart a andar de Skate nu que, numa cena muito simplista, nos deixa estatelados no chão de tanto rir e sorrir.

Para além desta vertente mais humorística, o filme também faz uma espécie de retrospectiva de toda a vida da família amarela mais conhecida do mundo: uma família disfuncional que mesmo depois de todas as atrocidades se mantém junta e unida, gozando até com os seus próprios problemas (Little Miss Sunshine? Alguém?). E ainda um desfile de muitas das personagens que nos alegraram os serões em frente à televisão…

É bom, bastante bom mas não é tão perfeito quanto o idealizaríamos. No entanto, é um filme a não perder tanto para os fãs mais acérrimos como para aqueles que querem passar um bom momento. Ah! E que Matt Groening se mantenha assim bem-disposto durante muitos e muitos anos!

PS: Não se vão embora demasiado cedo!! Se forem ver ao cinema, esperem que vos mandem embora da sala ou que comecem a dar publicidades a clínicas de estética, porque até esse momento, The Simpsons Movie continua e tem algumas surpresas para vocês!

Nota:

5 thoughts on “The Simpsons Movie

  1. r.dias diz:

    É muito bom sim senhor! Eu daria mais uma estrela porque é Simpsons e “mainada”😉

    A cena entre o Homer e o Porco no sofá é simplesmente bela!
    Sim, o filme podia ser muito melhor. Mas este medianismo está claramente acima de muitas coisas supostamente “adelante” que se têm visto por aí.

  2. É um sério candidato ao Óscar de Melhor Filme de Animação. As tuas 10 estrelas são as minhas 5. Um dos melhores filmes que eu vi.

    Acho que este filme tem uma grande semelhança com o do Mr. Bean: É um episódio gigante da série.

    Quanto a Homer e o Spider-Pig… Despacharam o porco demasiado cedo da história… Mas lá por não ter Spider-Pig, não quer dizer que não seja um bom filme! É muito bom e sublinho o que o Simão disse! Fiquem MESMO até ao final dos créditos. M-E-S-M-O. Mesmo, mesmo. Não sejam daqueles parvos que saem antes que o filme dê a mensagem de que nenhum animal foi maltratado no filme. Não saiam antes que transmitam o logotipo das produtoras. E mais importante: CHEGUEM A TEMPO DO FILME!

  3. Exacto Manuel!! O inicio e o final são quase tão imperdiveis como todos os restantes 80 minutos!

    Abraço

  4. Erika diz:

    Sou fãn dos simpsons desde que me conheço como gente. Adorei o filme, foi mt bem conseguido. Ri ás gargalhadas! Muito bem equilibrado tanto para os grandes fãns como também para as pessoas que conhecem mas não vêm muito. Gostei da tua “critica”. E sim o final é o melhor! La créme de la créme.

  5. carla diz:

    ola!!!
    Ja a serie na televiosao e muito fixe e entao os simpsons num filme e de matar a rir foi muito giro o filme mas tambem acho que se mudassem mais as series na televisao era mais divertido isso penso eu!!!!!!!!!mas ate aqui esteve sempre muito bem em diversao e tudo!!!!!!!
    beijinhos para os produtores dos simpsons

Queres falar agora?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s